terça-feira, 17 de julho de 2012

Jornada estadual contra a violação e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Elaborado por Bianca de Oliveira, Emerson Rosa, Fabiana Bischoff, Fernanda Landim e Luana da Silva

A cidade de São Leopoldo está atenta no cuidado às crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. No dia 25 de junho foi sede da X jornada estadual contra a violação e exploração sexual de crianças e adolescentes, que teve como tema: articulando a rede. A solenidade foi realizada no auditório da antiga UNISINOS, no centro de São Leopoldo.

Os serviços que atendem crianças e adolescentes vítimas de violação e exploração sexual na cidade visam a implantação de um centro especializado no atendimento destes casos, que seja capaz de dar conta, de maneira qualificada, desta demanda, tanto da cidade como da região do Vale do Rio dos Sinos.

Temos como modelo de atendimento especializado o CRAI - Centro de Referência no Atendimento Infanto - Juvenil, do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas que é vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Este serviço presta atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência, sendo composto por uma equipe formada por: assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, pediatras, ginecologistas, advogados e policiais civis. Fornece acompanhamento integral, desde o registro da ocorrência policial, preparação para a perícia médica, notificação ao conselho tutelar e avaliação clínica até o encaminhamento para tratamento terapêutico na rede de saúde do município de origem da vítima. É considerado um trabalho de referência no país.

É fundamental estarmos mobilizados por um atendimento qualificado desta demanda, considerando que a violação de direitos já ocorreu, e geralmente deixa marcas físicas e/ou psíquicas para os sujeitos que ainda estão se constituindo enquanto tal. Assim, é necessária uma equipe preparada para lidar com a violência sexual e que esteja envolvida nesta causa, inclusive produzindo conhecimento sobre esta prática, até mesmo para não perpetuar a situação vivida, já que um mau atendimento pode fazer reviver de maneira traumática o acontecido. Enfim, foram dados os primeiros passos e a equipe do CREAS é parceira nesta caminhada...


ARTIGO
Violência sexual contra crianças e adolescentes: dados de um serviço de referência

Resumo

Este artigo descreve o perfil dos atendimentos realizados durante os anos de 2002 a 2006 por um centro de referência em acolhimento a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados foram coletados a partir de fichas de atendimento, observando as variáveis sexo, idade da vítima, órgão e região de encaminhamento. Nesse período, foram acolhidos 4.294 casos de violência sexual ou suspeita, com uma média anual de 858 acolhimentos. As vítimas eram predominantemente meninas (75%) e tinham entre cinco e 12 anos. Os encaminhamentos foram realizados a partir de diferentes serviços, com predomínio daqueles advindos da rede de proteção. Quanto à região de origem dos encaminhamentos, a maioria foi proveniente da cidade de Porto Alegre-RS. Ressalta-se a importância de conhecer a população usuária dos serviços de saúde pública, a fim de adequar os atendimentos e aperfeiçoar a articulação entre os diferentes segmentos da rede.

Palavras-chave: Abuso Sexual, Violência Sexual, Rede de Proteção.

Ler mais...