segunda-feira, 18 de junho de 2012

Equipe do SEAS e PROAME conversam com funcionários de supermercado local


Por Caroline Timm, Rodrigo Carvalho, Ana Carolina Ferreira, Mauriceia Santos e Marcos Gasperim

No dia 11/05 o SEAS em parceria com o Proame, esteve no supermercado Nacional (Walmart) para uma conversa com os funcionários sobre pessoas em situação de rua. Foi uma tarde muito proveitosa, pois quando a comunidade se percebe integrada e se dispõem a entender, compreender e participar, o enfrentamento a essa violação de direitos adquire maior sentido.

A desigualde estrutural fica salientada naquele espaço, porque temos ali uma grande corporação como representação de um sistema excludente e na calçada, parte do produto deste sistema, as pessoas (adultos e crianças) em situação de rua.

A pergunta é: É esse "espetáculo" social que queremos? Pensamos que não, por isso nos reunimos naquela tarde, uma ONG (Cedeca/ Proame), um representante estatal (SEAS) e todos aqueles funcionários, não simplesmente para sensibilizar e conscientizar, mas para que todos percebam que esta problemática social é da conta de toda a sociedades, sem que seja em uma perspectiva higienista, onde se retira do espaço da rua e os coloca em outro buscando a limpeza do espaço. Pelo contrário, trabalhamos na perpectiva da integração social e respeito às demandas, dificuldades, temporalidades e da construção histórica/social dos indivíduos e famílias em situação de rua, visando a aceitação das diferenças sociais, culturais e econômicas, que no entanto, não banaliza a situação de rua como um mero produto do sistema vigente, mas que percebe como PESSOAS com suas histórias de vidas, ambições e frustações, alegrias e perdas...

Equipe SEAS






terça-feira, 5 de junho de 2012

SEMINÁRIO TRABALHO INFANTIL SÃO LEOPOLDO



O seminário será realizado pela Comissão do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - COMPETI São Leopoldo. Tendo como objetivo a problematização acreca do trabalho infantil no município.

Abertura: 13h30
Apresentação artística
Saudações do Prefeito Municipal
Apresentação da COMPETI, COMDEDICA e EDUCAÇÃO

Palestras: 
Eridan Magalhães, Fórum Estadual do Trabalho Infantil - Trabalho infantil
Charles Pranke, Secretário Municipal da Assistência Social- Política de Assitência Social

Debate 

Venha debater este tema tão importante para  nossa sociedade.

Contamos com a sua presença.

EQUIPE CREAS  SÃO LEOPOLDO