quarta-feira, 21 de outubro de 2009

1º Seminário CREAS São Leopoldo

O CREAS São Leopoldo está organizando seu 1º Seminário, entitulado "Famílias, Vínculos Fragilizados e Violação de Direitos". O mesmo acontecerá nos dias 26 e 27 de novembro de 2009, na Câmara Municipal de São Leopoldo (Rua Independência, 66 - Centro) e tem como público alvo não só os trabalhadores da Secretaria de Assistência Cidadania e Inclusão Social / SACIS, como também os representantes da Rede Socioassistencial e dos CREAS da região.

Sabe- se que o CREAS configura-se como a unidade pública estatal onde se deve ofertar serviços de orientação, apoio e acompanhamento especializado e continuado a famílias e a indivíduos com direitos violados e que, para tanto, deve ter a família como foco de suas ações, na perspectiva de potencializar sua capacidade de proteção e a socialização de seus membros. Além disso, o CREAS deve manter articulação permanente com o Sistema de Garantia de Direitos, com a Rede Socioassistencial e com as demais políticas públicas.

Nesse contexto, realizar um seminário do CREAS São Leopoldo no qual sejam apresentados os serviços executados, as atividades realizadas dentro de cada um deles e a equipe responsável pelo trabalho constitui-se numa oportunidade de aproximação entre Proteção Social Especial de Média Complexidade e outros componentes da Rede Socioassistencial Municipal, contribuido para que a articulação prevista pela Política Nacional de Assistência Social seja efetivada.

Além disso, o seminário se apresenta como espaço de capacitação e formação dos trabalhadores na medida em que contempla não somente palestras, mesas redondas e oficinas com especialistas nas temáticas, como também o lançamento da cartilha de prevenção à violência, ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes elaborada pelo CREAS: "Vamos Quebrar o Muro do Silêncio"

Entende-se que estas ações são bastante relevantes para ampliar, através do Sistema Único de Assistência Social, as possibilidades de resposta do Poder Público às famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e, ou, psíquicos, abuso sexual, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, situação de trabalho infantil - entre outras.

O seminário contém atividades que serão desenvolvidas em quatro turnos, conforme programação a ser divulgada em breve. As inscrições serão gratuitas e deverão ser realizadas unicamente através de e-mail (creasdpsesacis@gmail.com) até o dia 23 de novembro de 2009. Nesta ocasião, deverão ser informados o nome, telefone, e-mail e serviço no qual o participante atua, bem como, o nível de interesse nas oficinas que serão oferecidas indicando qual a sua 1ª, 2ª, 3ª e 4ª opção. Ao final do seminário, será fornecido certificado de participação e distribuído exemplar da cartilha para representantes das entidades presentes.

Nenhum comentário: